Buscar
  • Cria Propaganda

5 SINAIS DE QUE A SUA EMPRESA PRECISA DE UM REBRANDING

Você é daqueles que acredita que todo mundo precisa dar uma repaginada no visual? Se a resposta for sim, saiba que com as empresas a necessidade é semelhante, agora se sua resposta for não, atenção, porque está prestes a mudar de ideia sobre isso.


Imagem: Freepick (Drobotdean)

O QUE É REBRANDING?


Indo direto ao ponto, o rebranding consiste em reinventar a marca, com base em uma estratégia que atenda à nova fase do empreendimento. Existem vários motivos pelos quais uma marca precisa, em algum momento de sua existência, passar por àquela repaginada, seja apenas na identidade visual, ou mesmo em todo o conjunto.


Grandes e conceituadas marcas, que nasceram há muitas décadas, passaram por transformações do tipo, como a Coca-Cola, Pringles, Ponto Frio, Starbucks, Google, O Boticário, Nubank, Apple, entre inúmeras outras, que podemos observar a evolução com o decorrer do tempo.



OPINIÃO DE QUEM ENTENDE


Para Junior Rodran – Diretor de Criação e Ilustrador da Cria Propaganda, a imagem da empresa é indispensável de ser trabalhada, especialmente se ela não quer ser apenas mais uma no meio da multidão corporativa. "Toda empresa precisa criar um contexto de comunicação que a diferencie no mercado, que a torne única e facilmente reconhecível pelo público. Uma identidade visual vai muito além do que os olhos podem ver, ela busca despertar outros sentidos e comunicar a essência da marca com tal profundidade que a torne inesquecível e memorável e, se bem construída e planejada, significa, sem sombra de dúvidas, o sucesso de uma marca”, relata o profissional.


Ainda sobre o assunto, Junior se posiciona a respeito de como enxerga o processo de renovação da marca “O Rebranding é um processo de ressignificação da imagem percebida de uma empresa ou produto, e essa ação pode impactar não somente o logotipo, mas também, o nome e todo o universo de elementos relacionados a ela. Desta maneira, quando uma empresa não atinge resultados esperados a primeira análise que precisa ser feita é se ela está expressando de maneira adequada a sua essência, transmitindo de forma efetiva todos os atributos e benefícios oferecidos por ela através de sua identidade visual”.





Veja a seguir 5 sinais de que chegou a hora da sua marca se reinventar:


1 - MUDANÇA DE POSICIONAMENTO


Não importa qual seja o segmento ou o tamanho da empresa, os negócios geralmente acompanham as mudanças do mundo, então não é raro que o posicionamento e o propósito de existir sofram alterações. Se isso acontecer, nada melhor do que traduzir isso também no seu logotipo.


2 - NOVO PÚBLICO-ALVO


Quando as mudanças ocorrem, sejam elas por necessidade de mercado, ampliação ou mudança de portfólio, muitas vezes a identidade visual deixa de fazer sentido e isso requer, quase que invariavelmente, uma reanálise profissional para reconectar a linguagem do produto ou empresa, com os objetivos.


3 - DESIGN ULTRAPASSADO


As tendências mudam então, dependendo do segmento e do tipo de negócio, é comum que os logotipos precisem se adequar as novas necessidades. As vezes a mudança necessária nem seja especificamente ligada a partes conceituais, mas a aspectos técnicos. Você pode imaginar um logo desenhado há 50 anos a base de criatividade e nanquim ilustrando as redes sociais?


4 - MUDANÇA DE GESTÃO


Mudanças de gestão, filosofia ou coisas afins também são estopins para desencadear projetos bem sucedidos de rebranding. Não que seja uma regra, mas atualizações de identidade visual são importantes para que o público assimile novas fases de empreendimentos.


5 - NOVA ÁREA DE NEGÓCIO


A reanálise visual também é muito utilizada quando empresas diversificam os seus mix e isso não poderia ser diferente. Sendo o logotipo um dos elementos principais na construção de uma marca, não faz sentido que ele fique para trás num processo de evolução independentemente do tipo de negócios.




São realmente diferentes motivos que podem levar você a colocar em prática um rebranding da sua empresa. Portanto, a fase que o empreendimento está vivendo deve ser bem analisada por uma equipe de profissionais apta para encontrar a melhor solução de comunicação nesse contexto.


Para complementar o assunto, Rodran complementa “Desta maneira, após uma análise profunda de todo o seu contexto de comunicação, se houver ruídos na maneira como sua empresa ou produto se expressa para o seu público, um processo de rebranding é sim altamente indicado para colocá-los na rota do sucesso."




PRECISA DE UM REBRANDING?


A Cria Propaganda está à sua disposição, com uma equipe de especialistas pronta para analisar o seu caso e definir qual é o melhor caminho para seguir na revitalização da sua marca e ir “pra cima” do mercado!


#CriaPropaganda #Rebranding #Comunicação #Marketing






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo