Criar personagens que traduzam os valores da sua empresa é uma estratégia que gera resultados impactantes nas campanhas de marketing
Ao falar em Casas Bahia lembramos do Bahianinho, do salgadinho Cheetos, o personagem Chester Cheetah, da gelatina Royal, o Bocão, da Sadia, o franguinho Lequetreque, e assim segue uma lista gigante de mascotes que caíram na graça do público.
Provavelmente você conheça muitos outros exemplos usados na mídia desde a sua infância, ou bem antes disso, levando em consideração a data de surgimento das marcas, porque esse recurso sempre foi bastante popular em estratégias de marketing, buscando conectar a imagem da empresa a uma figura carismática capaz de traduzir sua cultura e seus valores de uma maneira mais descontraída, leve e atraente aos olhos do consumidor.
Mas por que é tão importante investir na criação de mascote?
Esse importante elemento da comunicação funciona como um porta-voz, cuja missão é criar empatia com o consumidor, projetando a personalidade da marca em sua mente.
Segundo o estudo “The Effect of Brand Mascots on Consumer's Purchasing Behaviors”, publicado pela Academia Mundial de Ciência, Engenharia e Tecnologia (WASET), que contou com 400 participantes, o uso de mascotes influencia na opinião do público.
O estudo diz: “Como o uso de mascotes de marca está positivamente relacionado à decisão e intenção do consumidor de comprar os produtos, as organizações devem considerar a inclusão de mascotes de marca em suas estratégias de marketing”.
3 fortes razões para investir nessa tática:
1. Seu próprio “garoto-propaganda”
Com um investimento único, sua marca terá um “garoto-propaganda” exclusivo para sempre, livre de direitos autorais e que poderá ser trabalhado em todas as campanhas e materiais que divulgar. Esse personagem será a “cara” do seu negócio e será instantâneo para o público estabelecer a ligação dele com seu produto/serviço.
2. Humanização da marca
O apelo emocional gerado através da empatia, do humor, da inteligência, da simpatia e do carisma do personagem, é responsável por criar um vínculo afetivo com os consumidores, ajudando o público na identificação da marca, desenvolvendo, portanto, uma memória afetiva agradável.
3. Potencial de viralização
Ganhar popularidade na internet é importante, e uma excelente maneira de conseguir isso é justamente explorar a imagem da mascote em diversos conteúdos com potencial viral, ou seja, que gerem repercussão e compartilhamento espontâneo do público. As possibilidades são diversas, basta aproveitar!
Com a utilização da mascote, a comunicação da empresa passa a ser aprimorada diante do mercado, o que automaticamente soma autoridade para a marca, pois esse tipo de abordagem interage com o lúdico das pessoas, não se limitando apenas a um público específico e isso, por si só, é uma grande vitória no que tange “entrar na cabeça do consumidor” e conquistá-lo.
Quer a sua própria mascote?
Fale com nossa equipe agora! Criamos personagens exclusivos em 2D ou 3D, conforme as suas necessidades e o que mais se aplica à personalidade do seu negócio.
Fontes da pesquisa citada:
Comments